Exagerou no Carnaval? Saiba como se recuperar dos estragos

Durante quase uma semana é assim: festa atrás de festa. Ou melhor, trio atrás de trio. Mas, como já dizia o antigo hino carnavalesco, cachaça não é água. Depois de tanta curtição, o Carnaval deixa rastros que vão muito além dos restos de glitter que teimam em não sair. Olheiras fundas, pele ressecada, pés cheios de calos e cabelo destruído são só algumas consequências da folia.

Para o fisioterapeuta Rafael Moreira, da clínica Ello, é preciso respeitar o ritmo do corpo e voltar à rotina aos poucos. “Tem que repousar. Nada de academia nos dias seguintes. Fazer caminhadas também não é bom”, recomenda. Além de Rafael, o BAZAR conversou com a dermatologista Lidia Salles (SanLazzaro) e com a nutricionista Graziela Brandão (AMO) para montar um guia da beleza pós-folia. Tem dicas para dar uma guaribada no corpo inteiro, dos fios de cabelo aos dedos dos pés. Confira. 

Olheiras 
Perder noites de sono pode resultar em bolsas e manchas escuras abaixo dos olhos. Para melhorar esses probleminhas, além de colocar o sono em dia, compressas na região auxiliam na redução do aspecto cansado. O chá de camomila tem ação calmante. Molhe no algodão e deixe  sob os olhos por 15 minutos, em temperatura morna. Pode ser feito com soro fisiológico.

Rosto
Esfoliar é boa alternativa - mas é preciso ter cuidado. Se a sua pele for oleosa, pode dar efeito rebote e estimular o nascimento de cravos e espinhas. Se esse for o caso, máscaras naturais que tonificam o rosto são boas aliadas. A argila, que contém minerais como cálcio e ferro, funciona bem e deixam a pele visçosa. Evite consumir doces e alimentos muito calóricos.

Cabelo 
Hidratação é o primeiro passo. Além dos clássicos cremes, a umectação - técnica que consiste em banhar o cabelo a óleo por, no mínimo, 30 minutos - é uma boa opção. Coco, macadâmia e até azeite de oliva funcionam bem. Evite fazer procedimentos químicos, como pintar e descolorir os fios, por pelo menos duas semanas. Use produtos que fornecem proteção solar. 

Ombros
Se você  esbarrou em alguém na hora do empurra- empurra e a dor ainda não passou, fique alerta. Por duas semanas, coloque gelo e tome analgésicos. Massagens com cremes naturais, como o de arnica, trazem excelentes resultados.  Se não melhorar, é preciso procurar um profissional e verificar a necessidade de tomar anti-inflamatórios.

Barriga
Consuma alimentos que estimulam a desintoxicação do fígado. Beba bastante água e sucos naturais. Melancia e melão são boas opções. Evitar comidas pesadas e diminuir o consumo de carne vermelha também pode trazer bons resultados. “Outra alternativa é consumir frutas que mexem com o metabolismo do fígado, como mamão, abacaxi e maracujá. Suco também funciona”, explica Graziela. Massagens com cremes termoativos e drenagens linfáticas ajudam a diminuir o inchaço.

Pernas
Repouse. Depois, repouse mais um pouco. “Nada de academia nos dias seguintes. Fazer caminhadas também não é bom. Respeite a dor”, recomenda Rafael. Escalda-pés e massagens também ajudam a melhorar, porém, o que mais dá resultado são os alongamentos, principalmente de panturrilha. Basta deixar o pé elevado e jogar o corpo em cima da perna. Para a dermatologista Lidia Salles, esfoliações para eliminar as células mortas são boa alternativa.

Pés
Não importa se você atravessou quilômetros pulando atrás do trio ou se divertiu dançando nos camarotes. Nas duas alternativas, eles são uma das partes do corpo que mais sofrem. Para recuperar a saúde dos pés, antes de tudo, é preciso entender qual é o problema. Se for a sensação de ‘peso’, causada pelo excesso de movimentos, escalda-pés funciona. Compressas de gelo também. “Ambos são bons, inclusive podem ser usados de forma alternada. Só não pode passar de 20 minutos”, explica Rafael. Para os calos, óleos hidratantes, como o de coco, devem resolver. Em caso de unhas encravadas, a dica é procurar um podólogo.( por Rafaela Fleur / Correio).
 
Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES