Notas


12 Mai 2018

Em entrevista exclusiva, ACM Neto fala sobre o BRT

Em entrevista exclusiva, ACM Neto fala sobre o BRT Hoje, ao final do dia, o prefeito ACM Neto recebeu o Alô Alô Bahia para uma conversa sobre o BRT, que será erguido no canteiro central de três das principais avenidas da cidade. Durante o bate-papo, afirmou que esse movimento contrário ao modal é fruto da combinação de duas coisas: desconhecimento de alguns e tentativa de aproveitamento político de outros. Confere!
 
Alô Alô Bahia – Você acha esse movimento contra o BRT é elitista, como tem afirmado os deputados de sua base na Assembleia Legislativa? E por quê?



ACM Neto – Não gosto de utilizar o temo elitista. Esse movimento é fruto da combinação de duas coisas: desconhecimento de alguns, muitos dos quais sequer vivem em Salvador e não fazem ideia dos benefícios do BRT, e tentativa de aproveitamento político de outros, que se utilizam do calendário eleitoral para tentar enganar as pessoas.



Alô Alô Bahia– Gostaria que comentasse as declarações do Governador sobre o BRT. Críticas muito similares foram feitas ao metrô, que hoje é incontestável. E aí?



ACM Neto – O Governador se enquadra no grupo daqueles que pretendem tirar proveito político do assunto. Lamento que ele tenha esquecido que o BRT foi tecnicamente aprovado pelos governos de Dilma e Wagner, momento em que ele era Chefe da Casa Civil, no bojo da negociação de transferência do metrô para o Governo do Estado. E o que dizer das milhares de árvores retiradas para as obras do metrô, da 29 de Março e da Gal Costa ? O que dizer do abandono da Lagoa do Abaeté e do Parque de Pituaçu? Na obra do BRT, que acontece em frente ao Parque da Cidade – símbolo do trabalho da Prefeitura de valorização do nosso patrimônio natural -  estamos retirando 154 árvores e plantando mais de 2000, além de termos a chance de resolver definitivamente o problema do canal da Juracy Magalhães, acabando com os alagamentos em toda a região no período de chuvas. Vamos resolver a um só tempo três grandes desafios: implantar um sistema de transporte moderno para atender a milhares de pessoas pobres, destravar o trânsito na principal artéria de fluxo de veículos da cidade e equacionar a situação de alagamento de toda a região.



Alô Alô Bahia – Haverá uma nova campanha de divulgação para que os soteropolitanos possam entender a dimensão do BRT?



ACM Neto - Estamos abordando esse projeto desde 2013. Realizei diversas entrevistas de apresentação dos detalhes da obra, fizemos audiências públicas, temos tudo demonstrado em detalhes na internet, mas nunca é demais trabalhar na conscientização das pessoas. Vamos, sim, reforçar a comunicação dos enormes benefícios desse projeto para o presente e o futuro da nossa capital.  
 
Foto: Reprodução / Instagram. Siga o insta @sitealoalobahia.