Deputado cita Carnaval e pede proibição do uso de recursos públicos em eventos com 'escárnio' contra religiões

Pastor evangélico, o deputado federal baiano Abílio Santana (PR) estreou no Congresso com polêmica. Em seu primeiro projeto de lei apresentado, o parlamentar quer proibir o uso de recursos públicos em eventos culturais e artísticos que contenham "desvalorização, escárnio e discriminação" contra quaisquer religiões. Além disso, a proibição vale ainda para atividades que "incitem à prática de preconceito e intolerância ou usem, de forma depreciativa, objetos sagrados e de culto nos eventos".

Ele diz que, nos últimos anos, alguns eventos artísticos tiveram práticas de discriminação e preconceito contra determinadas religiões e citou o Carnaval de São Paulo deste ano, quando a Escola de Samba Gaviões da Fiel apresentou, em seu samba-enredo, um duelo entre Jesus e o Diabo. "No início da apresentação do desfile carnavalesco, Jesus é derrotado; ao final da festa, ele consegue a vitória. Esse enredo foi suficiente para suscitar sentimentos de indignação e constrangimento na maioria da comunidade cristã", argumenta.

Ao citar a diversidade religiosa e cultural do país, Abílio afirma que não se pode, a pretexto de assegurar a liberdade de expressão artística, "permitir que se façam manifestações que contenham conteúdos que promovam o desrespeito, o escárnio e a intolerância a determinadas religiões ou crenças. Não se pode, também, permitir que esses eventos recebam quaisquer formas de incentivo e recursos por parte do Poder Público". Essa vai dar o que falar.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias