Casa Geyer, no Rio de Janeiro, será inaugurada como museu em 2022

Pode até ter no país algo parecido com a Casa Geyer – igual não tem. A maior coleção de obras de arte e antiguidades sobre a História do Brasil está no imóvel, localizado aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A casa, que pertenceu ao casal Maria Cecília e Paulo Geyer, será transformada em museu, devendo ser aberta em 2022. 
 Frank Geyer Abubakir e a filha Maria Cecília em uma foto na casa, há mais de 10 anos.

Para o projeto sair do papel, familiares do casal Geyer tiveram que interferir. É o caso de Flávia e Frank Geyer Abubakir que criaram, recentemente, a associação Amigos da Casa Geyer. “Me encarreguei de realizar o primeiro aporte para que a população do Rio tenha acesso a este acervo no mais curto espaço de tempo possível”, nos disse Frank. O empresário, radicado em Salvador, é neto de Maria Cecília e Paulo e morou na residência durante uma década – seu quarto era onde aparece duas janelas superiores.

Um dos cômodos da Casa Geyer. 

A Casa Geyer está em um terreno de 14 mil m2 e abriga um acervo de quase 5 mil obras de arte. A coleção avaliada em cerca de meio bilhão de reais inclui, além de um conjunto de iconografia do Brasil do século XIX, obras de Rugendas, Nicolas-AntoineTaunay, August Muller e Thomas Ender. A propriedade também possui um outro detalhe especial: o Rio Carioca passa por seus jardins, tal qual passa pela Casa Roberto Marinho, ambas no Cosme Velho.

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES