Baiana participa de cerimônia fechada para homenagear o ex-presidente francês Jacques Chirac

Heliana Venâncio na cerimônia, que reuniu Bill Clinton, Nicolas Sarkozy e Carla Bruni.

As homenagens ao ex-presidente da França Jacques Chirac, morto na última quinta-feira (26), têm ocupado o noticiário e mobilizado não apenas os franceses, mas o mundo, que se despede do político, considerado um grande humanista. Na manhã desta segunda-feira (30), uma cerimônia fechada, com lugares marcados, foi realizada na Igreja de Saint Sulpice, em Paris, reunindo autoridades e chefes de estado de vários países. Ali estava Heliana Venâncio, baiana de Feira de Santana, sentada ao lado de Bill Clinton e a poucos metros de Vladimir Putin.

Heliana trabalha com Arquitetura e Interiores e tem um escritório na capital francesa. Deixou Salvador, onde mantinha projetos, há 13 anos e reorganizou sua vida profissional após ser convidada para trabalhar com projetos de decoração das indústrias de tratamento de água, associada a um engenheiro francês. Ao chegar, refez o curso universitário na Esa - École Spéciale d'Architecture, e nela, foi a primeira sul-americana a se formar. Durante os estudos, desenvolveu um projeto ligado ao desenvolvimento sustentável premiado, em 2012, pela ONU e UNESCO, com importante menção sobre a Bahia.

Hoje, seu escritório realiza grandes projetos, que vão desde edifícios até um Aeroporto na África, sempre procurando fazer uma relação entre a obra e um projeto social. A preocupação com o outro a aproximou de várias lideranças, e daí veio o convite para participar da cerimônia de hoje pela manhã, em Paris. Na Igreja de Saint Sulpice, onde aconteceu o culto, inclusive, ela está envolvida em uma ação junto a outros profissionais que executa a reforma do edifício, erguido em 1670. Foi a baiana que projetou todas as novas luminárias que serão instaladas no monumento, que tem grande valor afetivo para os parisienses e é onde está sepultado o imperador Napoleão Bonaparte.

Foto: Montagem Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES