Alô Alô Bahia aponta equipamentos culturais que são opções de lazer durante o São João em Salvador

Quem decidir ficar em Salvador pode aproveitar o período de festas juninas para fazer um programa diferente: conhecer ou mesmo revisitar três equipamentos de cultura e lazer administrados ou apoiados pela Prefeitura. São eles: o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte de Santa Maria, e o Espaço Carybé das Artes, no Forte de São Diogo, ambos no Porto da Barra; e a Casa do Rio Vermelho, local onde está o memorial dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho.

 

O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana abriga imagens da fotógrafa Carol Garcia, cujo tema é “Graffiti Salvador: Olhares Cruzados no Rastro da Tinta”. A mostra acontece até o próximo dia 30, trazendo o enfoque da arte dos grafiteiros de Salvador. Quem também for ao local poderá conferir a exposição virtual “Vales da Chapada”, montada com fotos da Chapada Diamantina. A atração conta com vídeos aéreos, time-lapses (misto de fotografia e vídeo) e fotos panorâmicas de Alex Baradel, que também é o curador da exposição.

 

O trabalho de Fernando Naiberg é outro destaque do Forte Santa Maria através do ensaio poético “Yèyé omo ejá - Mãe cujos filhos são peixes”.  O conjunto é composto por 20 imagens e está na temática “Fotografia Contemporânea”, agora integrando a exposição permanente do espaço. O Pierre Verger da Fotografia também é palco das mostras permanentes “Iluminados”, de João Machado, e “Noites Interiores”, de Rodrigo Wanderley. No Forte São Diogo, o visitante pode conhecer, por meio de uma visita virtual, o atelier e a casa de Carybé, viajando pelas exposições do artista.

 

Já no Espaço Carybé das Artes, os visitantes conferem um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista plástico argentino naturalizado brasileiro. No espaço, as obras de Carybé são expostas utilizando recursos de mídia digital e realidade virtual. Os ingressos para as atrações custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e dará ao visitante a permissão para ir aos dois fortes. De sexta a domingo, os espaços funcionam das 11h às 19h.

 

Foto: Bruno Concha. Siga o insta @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES