Notas


17 Set 2019

João Roma se reúne com Ministro do Desenvolvimento Regional para tratar de obra embargada em Salvador

  João Roma se reúne com Ministro do Desenvolvimento Regional para tratar de obra embargada em Salvador O deputado federal João Roma (Republicanos/BA), acompanhado do vereador Duda Sanches (DEM/BA), esteve nesta terça-feira (17), com o Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto para tratar do embargo da obra do Conjunto Residencial Mar Azul, que integrava o Programa Crédito Solidário da Caixa Econômica Federal. Embargada há sete anos, o projeto permitia que os próprios moradores, através de uma entidade civil registrada, pudessem captar os recursos para a construção de moradias.

“Nós estamos nos articulando junto ao Governo Federal e buscando apoio do Ministério para justamente destravar as obras deste importante projeto que garante o direito à moradia para mais de 200 famílias. A partir da nossa reunião, o Ministro se sensibilizou e se comprometeu a entender melhor a situação e encontrar a alternativa mais adequada para retomar as obras e devolver a dignidade dessas pessoas que há tanto tempo adiam o sonho da casa própria”, disse o deputado.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

17 Set 2019

Deputada quer obrigar o governo do estado a apresentar Relatório Fiscal

  Deputada quer obrigar o governo do estado a apresentar Relatório Fiscal O governo do estado pode ser obrigado a apresentar, na primeira quinzena do início das atividades da Assembleia Legislativa e antes do início das discussões sobre o Orçamento Anual, o Relatório Simplificado de Arrecadação Tributária, referente aos Tributos, impostos e Taxas de competência da Fazenda Estadual arrecadados no ano anterior. É o que prevê um projeto de lei da deputada estadual Talita Oliveira (PSL). O objetivo, ela diz, é promover mais estabilidade, eficiência e transparência.

"É importante frisar que as medidas apresentadas com vistas ao alcance dos objetivos deste projeto de Lei não oneram os cofres públicos e tampouco representam um desvio das finalidades fundamentais e características do Estado, mas representam uma guinada à confiança do cidadão e do setor produtivo com relação ao aparelho estatal, no tocante à transparência na arrecadação e utilização dos tributos", diz.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia

17 Set 2019

Salvador receberá evento de CrossFit durante Festival da Primavera

Salvador receberá evento de CrossFit durante Festival da Primavera A capital baiana receber cerca de 250 atletas para a terceira edição da Hero Salvador, um dos tradicionais eventos de CrossFit do estado, que acontecerá dentro da programação esportiva do Festival da Primavera.

No dia 28 de setembro, a competição acontecerá no estacionamento do Shopping da Bahia, no horário de 8h às 18h. Já  no dia 29, das 8h às 16h, o evento acontecerá próximo ao anfiteatro do Jardim dos Namorados, com acesso gratuito para o público. Na ocasião, os expectadores poderão participar de desafios e entender um pouco mais sobre a modalidade.

Os atletas que desejam participar da competição poderão se inscrever no site do Sympla até a próxima segunda-feira (23). As categorias são: RX (individual), Master (individual), Intermediário (duplas), Scaled (duplas) e Time Misto. A premiação envolve distribuição de materiais esportivos e de vouchers para compra de esportivo de roupas e suplementos.

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

17 Set 2019

Exposição Tríade, de Aline Corujas, entra em cartaz na Aliança Francesa

Exposição Tríade, de Aline Corujas, entra em cartaz na Aliança Francesa A partir de quinta-feira (19), quem passar pela Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, poderá conferir a exposição Triáde, da artista visual Aline Corujas. A mostra, que seguirá em cartaz até o dia 19 de outubro, resulta de uma brincadeira do imaginário de Aline. “Tempo, água e movimento são partes dos infinitos pontos que formam a Tríade. É uma respiração profunda”, explica a artista.
 Fotos: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.



17 Set 2019

Prefeitura de Salvador inicia revitalização do Complexo de Irmã Dulce para cerimônia de canonização

Prefeitura de Salvador inicia revitalização do Complexo de Irmã Dulce para cerimônia de canonização Espaço de fé e religiosidade, que ajuda a contar um pouco da trajetória do Anjo Bom da Bahia, o Complexo Turístico Religioso de Irmã Dulce começou a ser requalificado pela Prefeitura. Na manhã desta terça-feira (17), o vice-prefeito Bruno Reis esteve no local, no Largo de Roma, para autorizar o início das obras, que devem ser concluídas até 15 de outubro, dois dias após a cerimônia de canonização da primeira santa brasileira, no Vaticano. Em Salvador, a celebração será em 20 de outubro, na Arena Fonte Nova.
 
Acompanhado da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita, o vice-prefeito Bruno Reis explicou que as intervenções serão divididas em duas etapas. Na primeira, toda a edificação passará por uma revisão da estrutura, da alvenaria, instalação hidráulica, elétrica e do forro. Também serão feitos serviços de revestimento, pintura interna e externa, além de melhorias no batistério e velário do santuário.
 
De acordo com Bruno Reis, a fachada do complexo também será realçada pela lavagem do prédio, retirando as películas soltas. “Vamos deixar o local pronto para receber os milhares de romeiros e devotos, que virão para o evento de canonização em Salvador, em 20 de outubro, na Arena Fonte Nova. Tenho certeza que as pessoas aproveitarão esse final de semana para visitar o Santuário de Irmã Dulce e a Colina Sagrada”, assinalou.
 
A primeira fase será executada com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman). Para a segunda etapa, Bruno Reis disse que vai mobilizar a sociedade e buscar parcerias com empresas que queiram contribuir com a revitalização do complexo. “Essa parte envolverá o isolamento acústico do templo e a execução do projeto de evacuação, em caso de incêndio, além da construção de uma passarela, para que os devotos acessem a imagem de Irmã Dulce, em cima do santuário”, pontuou.
 
Superintendente da Osid, Maria Rita demonstrou felicidade pela parceria com a Prefeitura, especialmente no momento em que a canonização de Irmã Dulce foi anunciada, estimulando um maior número de visitas de devotos brasileiros e estrangeiros. “Fomos pegos de surpresa com essa bela notícia. Tem um mundo de gente aparecendo. Turistas de todo o Brasil e de fora também. E a gente precisa acolher bem. A Bahia tem essa fama de ser muito hospitaleira, de acolher bem a todos. E Irmã Dulce também. Ela sempre acolheu com amor”, disse.


Foto: Secom. Siga o insta @sitealoalobahia

17 Set 2019

Festival latino-americano de teatro acontece em Salvador

Festival latino-americano de teatro acontece em Salvador Reunindo montagens do Paraná, São Paulo, Brasília, Reino Unido, Cuba e, claro, Salvador, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia acontece entre os dias 21 e 29 de setembro, em nove espaços da capital baiana, como o Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Castro Alves, entre outros. A apresentação está repleta de espetáculos, peças e cursos relacionados às artes cênicas e os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla.


 

17 Set 2019

Dance Theatre of Harlem desembarca em Trancoso

Dance Theatre of Harlem desembarca em Trancoso O Dance Theatre of Harlem, ícone da dança norte-americana e que conta com os brasileiros Ingrid Silva e Dylan Santos no elenco, passará por Trancoso com uma programação especial. Os integrantes do grupo promoverão masterclasses de balé para jovens de escolas de dança da região entre os dias 15 e 17 de outubro e realizará duas apresentações no Teatro L'Occitane nos dias 17 e 18 de outubro, como parte da programação de 2019 do Mozarteum Brasileiro. Os ingressos podem ser adquiridos através do site do evento.

 

17 Set 2019

Nova série brasileira da Netflix será inspirada em romance policial

Nova série brasileira da Netflix será inspirada em romance policial Programada para estrear em 2020, a nova produção brasileira da Netflix será inspirada em um clássico romance policial. A série “Bom Dia Verônica” terá Eduardo Moscovis, Camila Morgado e Tainá Muller no elenco e contará a história de uma mulher que trabalha numa delegacia de homicídios em São Paulo e mergulha no caso de duas vítimas. As gravações já estão à todo vapor.