Entrevistas


28 Ago 2019

Alô Alô Bahia entrevista Rafael e Tito Guimarães Lima

Alô Alô Bahia entrevista Rafael e Tito Guimarães Lima Especialistas da Clínica Guimarães Lima, localizada em Salvador, os doutores Rafael e Tito Guimarães Lima conversaram com o Alô Alô Bahia sobre a técnica dos implantes dentários e tiraram todas as dúvidas sobre os cuidados ao realizar este procedimento e como garantir uma boa saúde bucal. Vem ver!

Alô Alô Bahia: Como funciona a técnica do implante dentário?

Guimarães Lima: Por meio da osseointegração, parafusos de titânio são fixados na mandíbula ou na maxila do paciente, servindo de suporte para coroas dentárias e próteses totais tipo protocolo, promovendo a reabilitação oral e oferecendo maior estabilidade, estética do sorriso e da face. O procedimento é totalmente indolor porque, além da anestesia local, ele também é realizado sob sedação inalatória com óxido nitroso ou com sedação venosa, ministrada por anestesista.

Alô Alô Bahia: Quais são os materiais utilizados na confecção das próteses?

Guimarães Lima: As próteses podem ser confeccionadas em cerâmica ou resina, que são materiais de aspecto muito semelhante à dentição original do indivíduo, favorecendo a composição de um visual mais natural e harmonizado.

Alô Alô Bahia: Em quais casos os(as) pacientes devem optar por essa técnica?

Guimarães Lima: Os implantes dentários são indicados para pacientes que possuem um ou mais dentes faltando. Não há qualquer contra-indicação absoluta, podendo ser realizado inclusive em pacientes da terceira idade, desde que tenha sua saúde em dia.

Alô Alô Bahia: Quais são os cuidados que os(as) pacientes devem ter após realizar este procedimento?

Guimarães Lima: Os(as) pacientes devem seguir as orientações pós-operatórias passadas pelo(a) cirurgião(ã), como ter uma alimentação líquida fria ou gelada por 24 horas e depois pastosa por 5 a 7 dias após o procedimento. Além disso, pôr gelo sobre a área operada por 24 horas e evitar atividades físicas por uma semana.

Alô Alô Bahia: Quais são as principais vantagens dos implantes dentários para a qualidade de vida dos(as) pacientes?

Guimarães Lima: Além de confiança para falar, sorrir e mastigar, este tratamento também proporciona ganhos à autoestima e sensação de bem-estar com a própria imagem.

Alô Alô Bahia: Quais são as principais recomendações para quem busca ter uma boa saúde bucal?

Guimarães Lima: Fazer uma consulta odontológica pelo menos 2 vezes por ano para manutenção da higiene bucal e para avaliar se há alguma alteração que justifique tratamento, evitando que piore depois.