Onde Comer


13 Mai 2019

Grado: um italiano especial

Pedrinho Figueredo

Colaborador 

 Grado: um italiano especial Pensar em gastronomia italiana é fantasiar um mundo mágico de massas, queijos, embutidos e afins.
 
De fato essa é uma realidade dessa prática culinária. Mas das panelas fumegantes do país, especialmente das do Sul, também saem receitas que são sinônimos de leveza, longevidade e vão muito além de um universo salpicado de gluten e lactose.
 
Pescados, frutos do mar, carnes e até alguns cortes de caça, além de verduras e legumes são grelhados depois de marinar por horas e até mesmo dias, em especiarias. O azeite de oliva é abundante e rega grãos e trigos que são servidos de acompanhamento.
 
Por demandar itens frescos e pelo caráter artesanal da execução não é fácil encontrar uma casa italiana que se aventure, com sucesso, pela Culinária Mediterrânea.
 
Das que experimentei até hoje a minha favorita atende pelo nome de Grado Restaurante e fica numa casa cheia de charme, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
 
Por lá o chef Nello Garaventa usa e abusa, com maestria, de um potente forno a lenha. De lá saem maravilhas como o "peixe inteiro assado na telha" e uma infinidade de mariscos e frutos do mar, cuja disponibilidade pode ser checada no Instagram da casa (@gradorestaurante).
 
Dica: para começar os trabalhos refresque-se com o encorpado, cremoso e fresco, espumante Lírica Crua.
 
Fotos: Divulgação / Fotomontagem Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.