Das Arábias

É fato que, para ser exercida em sua plenitude, a gastronomia exige uma série de conhecimentos práticos, teóricos e técnicos de quem a desempenha.

Porém um ingrediente parece fazer parte da gene da grande maioria dos que fazem sucesso, no comando das panelas de grandes restaurantes, programas de televisão e serviços de catering por aí a fora: a origem. Afinal, cozinha é memória, sentimento, emoção e uma boa pitada de ancestralidade.

E esse último ingrediente, sem sobra de dúvidas é uma das razões do sucesso de Kátia Hannequim, chef autodidata e hoje considerada a maior referência em culinária árabe do Rio de Janeiro. De ascendência assíria e armênia, ela conta que parte do segredo dos seus preparos está no "ras el hanout" (mistura de temperos que é base da culinária do Oriente Médio). Este é resultado da vivência familiar e foi aprimorado em suas andanças pelo Norte da África nos idos de 1996.

Hannequim é hoje responsável pelo catering das recepções de figuras estreladas, como a atriz e apresentadora Regina Casé, o empresário Luiz Calainho e David Zylbersteijn, um dos sócios do Rubayat Rio.

O seu faláfel, bolinho de grão-de-bico servido no pão pita com pastas, salada e conservas é desejado nos quatro cantos do Rio.

Por Pedrinho Figueredo (@pedrinhofigueredo)

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias