DEZenho


06 Out 2013

MADE IN BRAZIL

MADE IN BRAZIL

 

Os móveis brasileiros são marcados pelos materiais naturais como madeira, couro, palhas e mão de obra artesã com o toque tupi guarani que enche os olhos dos gringos. Quando alguém pede uma decoração brasileira... É isso que eles querem, assim é “Mole" né?Mas, no meu ponto de vista, toda decoração fica bem "aquecida" com móveis de designers brasileiros, nem que seja pontualmente no espaço ou como peça protagonista do cenário.No meio internacional, esses móveis são considerados obras de arte, como citei na coluna passada da exposição de Zanini Caldas no Louvre, Paris. Ou seja, temos boas referências com nomes consagrados no panorama mundial e os novos da tropa abaixo selecionada já estão conquistando diversos mercados com grandes medalhas para honrar nosso país.

 Designers brasileiros, novatos e veteranos... Mas, não significa que seja a única lista, espero que ela seja muito maior, inclusive. 

 

Alfio Lisi

Aristeu Pires

Arthur Casas

Bernardo Figueiredo

Campanas 

Carlos Motta

Claudia Moreira Salles

Eduardo Baroni

Etel Carmona

Fernando Mendes

Flavio Borsato & Mauricio Lamosa

Francisco Fanucci

Francisco Pinto

Jader Almeida

Joaquim Tenreiro

Leonardo Lattavo & Pedro Moog

Lia Siqueira

Lúcio Costa

Marcelo Ligieri

Marcus Ferreira

Oscar Niemeyer

Paulo Alves

Paulo Foggiato

Pedro Useche

Paulo Mendes da Rocha 

Rejane Carvalho

Ricardo Fasanello

Sergio Rodrigues

Thiago Antonelli 

Wagner Archela

Zanini Caldas 

Zanini de Zanini 

 

Fotos diversos móveis dos respectivos:

Caio

Sabemos que o Rio de Janeiro é um cenário para uma linda cidade, assim como Salvador, e que os municípios inspiram os artistas. Por isso, a chaise longue Rio, de Oscar Niemeyer considero mais forte e eterna do que muitas obras faraônicas dele, porque esse simples móvel sempre será novo, simples, confortável ,  etc..., atingindo sua plenitude máxima  em vários aspectos que resultam em curvas sinuosas com a leveza do material. Um móvel que já girou esse mundo em diversos museus , estando atualmente em Los Angeles, onde arranca suspiros de muita gente. Isso é 10! 

 Foto chaise longue Rio:Caio2

 Sérgio Rodrigues (1927) é um arquiteto e designer carioca, quem não conhece?  Junto com Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, foi o pioneiro a transformar o design Brasileiro em design industrial e torná-lo conhecido mundialmente.

Para a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, a poltrona mole é a sua preferida e bastante elogiada pelo ex presidente americano John Kennedy. Um exemplar da peça confeccionado com o raro jacarandá da Bahia atingiu o valor de US$ 30 mil, em um leilão recente nos EUA.  Quem tem mais dessa para leiloar nos em terras americanas? Isso é 10!

 Foto mole:Caio3

Os Campanas, de quem conheço o trabalho, deram força ao design brasileiro, com muita criatividade, usando materiais simples de forma experimental. Hoje, o Brasil está maduro para uma coleção “Made In Brazil” com designers brasileiros e estrangeiros, capaz de se destacar no mercado internacional.

 Foto cadeira de cordas:Caio4

 Inspirado no aquecimento dos móveis tropicais! Imagina como seriam essas casas do arquiteto Richard Neutra (8 de abril de 1892 - 16 de abril de 1970) com os móveis de Sérgio Rodrigues  e Niemeyer, que nasceram nos anos 1950/60! Para quem acha que casa sem telhado é coisa "nova" e que esse DEZenho nasceu no Brasil... E que Zanini Caldas indagaria: "será que esse telhado funciona mesmo"? Uma coisa te garanto, na Espanha sabem construir muito bem, assim como nos EUA.  Assim como Zanini de Zanini, Dion Neutra seguiu a carreira de arquiteto do seu pai, um dos maiores arquitetos modernistas, que, para mim, coloca Le Corbusier no bolso, porque DEZenho e detalhes ele tem muito mais! Confiram algumas fotos abaixo dessa mistura austríaco - Californiana, porque isso é 10! E ja faz tempo... 

 Fotos casas Neutra:Caio5Caio6Caio7Caio8Caio9

 E para finalizar projeto de meu apartamento de 90m2 em SSA, seco e frio como as casas de Richard Neutra, em que pretendo colocar muitos móveis de designers brasileiros, com madeira, couro ou palha que vão aquecer sempre o concreto das paredes, piso e tetos. Um projeto de 2007, mas que só foi publicado agora em 2013, pela revista Casa Cláudia.(http://casa.abril.com.br/materia/apartamento-pequeno-decoracao-masculina). 

 Sinto saudades porque além de confortável o apê é super ventilado, como quase todo bairro da Graça. Você entra e não quer mais sair... Morando em SP agora, deixei o imóvel alugado para um grande amigo de infância que cuida muito bem.

 A dica de hoje é essa: Não tenha medo de fazer um projeto "seco e frio" onde a decoração e mobiliários possam o aquecer! Você ganha flexibilidade para tornar sua casa um laboratório de ideias para diversos estilos e épocas, o que a torna atemporal.  E, com isso, você terá uma lista DEZ para afastar o "frio" do seu lar com muito mais do que DEZ opções para deixar o seu DEZenho com muita vida.

 Semana que vem , dando sequência a couna, vamos para Maldivas. Minha lua de mel não poderia ter sido melhor se não fosse o DEZenho do Hotel, apesar de uma "simples praia" já ser suficiente... 

 Fotos apê Graça:

 Caio99Caio999Caio9999

Por Caio Bandeira