DEZenho


25 Set 2013

DEZenho por Caio Bandeira

DEZenho por Caio Bandeira

Para começar essa coluna sobre design em geral, seja urbanismo, arquitetura, interiores, moveis, etc... Nada mais cool do que falar de Zanini de Zanini, (www.studiozanini.com.br), filho do grande baiano Zanini Caldas que foi sucesso no museu do Louvre, com sua exposição que deu mais gente do que a de Pablo Picasso, em Paris. Um cara que começou com maquetes no sul da Bahia, e se tornou um grande arquiteto, talvez o melhor brasileiro em telhados. Isso é 10!

image[6] Então, em homenagem ao dia mundial sem carro, comemorado no domingo (22), ficamos com a poltrona Skate 2005, uma peça descontraída que alegra qualquer ambiente, não só comerciais como também residenciais.  É perfeita, por exemplo, para uma varanda de um jovem esportista ou para uma casa de praia sem ficar preso a moveis tradicionais como a cadeira diretor que é clássica nesse propósito. Em aço inox de qualidade e madeira, o salitre desiste em atacar. Mas, a dica para ferragens na praia é não deixar de isolar o aço ou alumínio com silicone especial incolor que afasta o sal, evitando o seu acumulo na superfície. Isso é 10!

image[9] No embalo do skate, vamos para Dinamarca, escritório SNE Architects, Roskild, onde o arquiteto skatista usou sua experiência do Street! Para o DEZenho na sua prancheta, curvas que só uma mão afiada traça com responsabilidade. Ou seja, Soren Nordal Enevoldsen, aproveitou a necessidade de um projeto de drenagem para a cidade e desenvolveu uma pista de skate cheias de curvas e formas que nos faz lembrar do conceito orgânico na arquitetura. Uma coisa te garanto, é o projeto de um reservatório mais criativo e com certeza ele se inspirou nas piscinas californianas que os skatistas usavam nos dias em que estavam vazias, seja por manutenção ou qualquer outro motivo. Inclusive essa modalidade se tornou clássica e se classifica como um modelo de pista profissional há muitos anos... Veja mais www.revistaau.com.br. Isso é 10!

Sem título-1 E para fechar com chave de ouro, apresento uma grande parceira em alguns projetos da www.dbarquitetos.com, a grande www.zedfactory.com, Londres, que devido a minha morada na Europa em 2004, quando estudei na Universidad Politécnica de Valência, conheci o arquiteto espanhol Javier Diaz, que além de me apresentar as ondas do mediterrâneo, como bom surfista, me apresentou ao carioca Gilles Alvarenga que é coordenador de todos projetos e palestras da Zed no Brasil e América do Sul. Com esse mix de amizades saiu o projeto do primeiro quiosque eco-eficiente do Brasil e do mundo, segundo Gilles que participa de feiras e encontros do tema no mundo inteiro. Esse é um projeto que pousa com respeito na orla brasileira e deve ser implantado de forma estratégica em algumas áreas permitidas pelos órgãos públicos competentes. Está sendo apresentada a grandes empresas que se identificam com o tema da sustentabilidade para fomentar parcerias publicas com privadas e trazer tecnologia aliada com elementos tradicionais como a madeira de reflorestamento para não perder a essência da praia, uma atmosfera natural que qualquer orla brasileira tem na sua identidade. O projeto, além de ser autossuficiente energeticamente, devido a placas solares de alta absorção, possui captação de águas pluviais, aproveitamento de águas cinzas e até mesmo um filtro que transforma água salgada em salobra, para banhos e irrigação da vegetação presente nos pergolados perimetrais que deixam o quiosque como uma varanda fresca e ventilada, coberta por vegetação nativa rasteira a ser reflorestada.

Sem título-1

Com um design contemporâneo e detalhes simples de higiene que eram usados nas geladeiras agrícolas medievais, onde impedem a penetração de animais como ratos,fazem desse conjunto um mix de estética, funcionalidade e eco eficiência. Estamos ainda desenvolvendo outros projetos como hotéis eco eficientes, casas, torres, etc... E com certa muita coisa boa vai sair dessa parceria. Isso é 10!

Sem título-1

Por Caio Bandeira

image[3]