DEZenho


21 Out 2013

DEZenho: das Maldivas até a Bahia

DEZenho: das Maldivas até a Bahia

Estava em casa decidindo para onde seria a minha viagem de lua de mel e folheando o Atlas de Arquitetura Ecológica de Sergi Costa Duran e Júlio Fajardo Herrero, de repente paralisei na página 107, no Alila Villas Uluwatu, projeto do escritório Woha Designs Pte Ltda. Trata-se de um hotel e zona residencial construídos e geridos segundo critérios sustentáveis, certificado pela Green Globe 21. Ou seja, essa é a linha de DEZenho que devemos seguir... Um design harmônico com materiais naturais e verdadeiros, sem acabamentos artificiais como aquele assoalho da vovó, onde o verniz com brilho soa old-fashion.

No Alila, a madeira tem coloração cinza e fosca como a casca da árvore, que provavelmente oxidou no tempo, sendo queimada pelo sol, e lixada onde foram eliminadas as farpas. Aliás, o termo “sinceridade” vem do latim, “ sin cera”, que quer dizer sem cera ou verniz; onde os móveis autênticos, em outrora, eram comprados. O melhor? Tudo na forma autêntica! “Sincera” como dever ser a arquitetura e seu DEZenho.

 Fotos Villas de Uluwatu – Alilla (fachada)

LTVs-Alila-Villas-Uluwatu 06LTVs-Alila-Villas-Uluwatu 14LTVs-Alila-Villas-Uluwatu 16LTVs-Alila-Villas-Uluwatu 17Alila Villas Uluwatu

 A arquitetura sustentável começa na sua implantação, e o Alila Villas de Uluwatu escorrega na encosta até a beira da falésia, mas não cai... Talvez a borda infinita da piscina sugira um voo para o mar, que acaba ficando no desejo e na imaginação. Acredito que tenha sido essa a inspiração para que o que o arquiteto tenha DEZenhado o pergolado lounge que flutua em cima do mar como uma gaiola que sugere o horizonte como um grande campo para a imaginação. 10!

 Foto Villas de Uluwatu – Alilla (foto lounge sobre horizonte)

Capa

 Mas, voltando à lua de mel... Perguntei para meu amigo arquiteto Javier Diaz, que já ficou mais de 30 dias em Bali, sobre Uluwatu e ele disse que em fevereiro só fazia chover. A agência de viagens confirmou... Então, foi aí que adiei minha ida para o Alila para outra ocasião. Porque assim como Bali é um DEZenho da naturera, o Alila é um DEZenho na arquitetura, com muitos detalhes interessantes. É uma verdadeira aula de arquitetura e de design de interiores. Alguns pilares metálicos, para vocês terem uma ideia, foram aproveitados de uma antiga fábrica. Resultado: total obra de arte.

 Fotos Villas de Uluwatu – Alilla (foto ênfase pilares metálicos pretos)

LTVs-Alila-Villas-Uluwatu 08

 Pois é... Saindo da chuva, achamos melhor irmos para as Maldivas, um dos maiores atóis do globo. Claro que escolhi um hotel que é puro DEZenho... Depois de eliminar o “W”, que estava lotado, ficamos hospedados no Hyatt Park Hadahaa, que me surpreendeu nos detalhes em madeira, como os pisos que encontramos em vários lugares de Trancoso. Mas, não estou falando do rústico e da simplicidade baiana apenas, e sim da mais pura arquitetura contemporânea aliada a esse design vernacular que encontramos nas casas de simples pescadores. Esse é o grande diferencial nesse DEZenho: sofisticação e inovação sem romper com a atmosfera e a magia de um lugar acolhedor e traços que absorvem o “clima”, ou seja, que transmitem sensações que nossos sentidos captam e mandam o sinal para o corpo, proporcionando uma paz que só o DEZenho com maturidade e experiência sabe transmitir.

O cimento no piso dá vontade de aposentar as Havaianas. A madeira no teto dá aconchego sem pressionar nosso “ar”, devido ao pé direito elevado e a transparência das paredes com vidros amplos em conjunto com painéis moveis em madeira, que controlam a iluminação direta e a ventilação/circulação do ar no ambiente. Isso tudo está na prancheta, mas só “enxerga” quem imagina da forma como deve ser. Esses elementos compositivos marcam os ambientes do hotel.

 Fotos Hyatt Park Maldivas – Hadahaa

Park Hyatt Maldives, HadahaaPark-Hyatt-Maldives-Hadahaa-02Park-Hyatt-Maldives-Hadahaa-04Park-Hyatt-Maldives-Hadahaa-05Park-Hyatt-Maldives-Hadahaa-06

 E depois dessas paisagens e arquitetura contemporâneas, porque não lembrar da nossa Baía de Todos os Santos? Deixamos a desejar com relação a Bali e Maldivas? E por que com esse clima fantástico não temos explorado nossas ilhas e praias, seguindo essa linha do pensamento eco-eficiente? Com projetos sofisticados, com essa mistura do rústico alinhado e elementos modernos, apresento alguns estudos da DB arquitetos para a Ilha de Cajaiba.

 Fotos estudos Cajaíba.

cajaiba 02cajaiba 03cajaiba 04cajaiba 05cajaiba 06

Por caio Bandeira/Fotos: Reprodução.