Alô Kids


30 Out 2018

Projeto de empresa baiana estimula crianças a aprenderem tecnologia 3D e robótica

Projeto de empresa baiana estimula crianças a aprenderem tecnologia 3D e robótica A empresa Mini Maker Lab trabalha com estímulo à aprendizagem nas escolas de Salvador por meio de atividades lúdicas. O objetivo é desenvolver soluções para problemas do mundo real de maneira descontraída.  Atualmente, o laboratório conta com uma impressora 3D, além de produtos aplicados na robótica como artefatos de aprendizagem.

Um dos idealizadores do projeto, Peterson Lobato, afirma que, no início, sentiu necessidade de uma ajuda qualificada pra engrenar a ideia inovadora. Foi aí que ele procurou informações sobre o Edital de Inovação para a Indústria, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI).

De acordo com Peterson, “foram aportados R$ 150 mil, sendo que R$ 50 mil foram destinados a bolsas.” A partir daí, eles conseguiram formar uma equipe interdisciplinar para poder criar metodologia para as escolas. “A gente conseguiu melhorar muito o produto, criamos a parte de vendas online, então foi muito importante para a gente”, o empresário.

Peterson explica ainda que o laboratório tem a impressora 3D e produtos para o aprendizado de Robótica como artefatos de aprendizagem. Lá, “o aluno aprende desde modelagem e impressão de objetos em 3D até lógica de programação, micro-eletrônica básica, conceitos de automação e robótica”.